O setor de Hemodinâmica do Hospital Universitário de Canoas alcançou a sua maior marca em procedimentos no ano de 2023. Somente no mês de outubro, foram realizados 295 exames, superando o mês de março, quando 289 intervenções foram realizadas. O número é excepcional, o maior dos últimos 22 meses. Em relação a outubro do ano passado foram feitos 62 procedimentos a mais.
Até o momento, o hospital soma mais de 2 mil pessoas atendidas durante este ano. São realizados, em média, 13 procedimentos por dia. Entre as especialidades da hemodinâmica estão o cateterismo cardíaco, que abrange o maior número de atendimentos, a angioplastia coronária, arteriografia, angioplastia periférica, arteriografia cerebral, entre outros tipos de exames de média e alta complexidade.
A equipe médica que comanda as intervenções é composta pelos médicos Eduardo Saadi, Antônio Helder, Alexandre Zago, Gabriel Zago e Giuliano Chagas.
O responsável pelo setor, o enfermeiro Maycon Moura, comemora os resultados: “O número recorde de atendimentos foi possível por estarmos com todos os equipamentos em pleno funcionamento, e por não deixarmos o setor desabastecido de insumos em nenhum momento”, informa.
Programa Nacional de Redução de Filas
O mês de novembro promete ser tão bom ou melhor que o mês de outubro, tendo em vista que foram incluídos os atendimentos solicitados pela Secretaria Estadual de Saúde como parte do Programa Nacional de Redução de Filas.