A FUNAM e o Hospital Universitário de Canoas garantem a população assistência de qualidade pelo SUS Sistema Único de Saúde
A assistência aos usuários é garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como toda a linha de cuidado, desde a atenção primária até os procedimentos mais complexos, de forma organizada e hierarquizada, centrada nas diretrizes da qualidade dos serviços prestados aos usuários, com atenção acolhedora, resolutiva e humanizada e oferecendo, segundo o grau de complexidade de assistência requerida e sua capacidade operacional, os serviços de saúde adequados.
Considerando a necessidade de implementação de políticas públicas que venham a priorizar a assistência aos casos de urgência e emergência em especialidades críticas, cuja demanda é oriunda, em sua maioria, nas causas externas (acidentes, violências e acidentes de trânsito), a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas pretende promover a modernização gerencial do HU, unidade de natureza pública, direcionada aos cuidados de Hospital Geral, com Porta de Entrada Especializada Tipo II em Pediatria e Serviço de Urgência/Emergência em Materno-Infantil de Alto Risco, bem como atendimento hospitalar e ambulatorial em diversas especialidades descritas no item 1.
Tal modernização proporciona à população assistência completa, integral, qualificada, humanizada e resolutiva. Este resultado ocorre a um custo adequado, utilizando modelo gerencial moderno, flexível e transparente que permite, além de alto grau de resolubilidade e satisfação do usuário, um controle adequado pelo Gestor Municipal.
Ressalta-se que para manter o avanço de modernização dos equipamentos de saúde, bem como profissionais qualificados para exercer as funções, enfrentamos dificuldades diversas na prestação dos serviços de saúde oriundas, principalmente, do escasso mercado.
Outros óbices à administração eficiente, eficaz e célere são as dificuldades na aquisição de insumos e medicamentos, além da manutenção e aquisição de equipamentos e estrutura física da unidade. Sendo assim, a agilização na gerência destes recursos materiais e humanos é fundamental para a melhor atenção ao usuário com necessidades urgentes e cruciais de manutenção da vida.
Tais dificuldades surgem durante a execução dos processos administrativos e burocráticos específicos da máquina pública. Dessa forma, é necessária a busca por novas formas de gestão para que muitos destes processos cursem com maior simplicidade, eficiência, celeridade, eficácia, redundando em melhor custo x benefício para Administração Pública e sociedade, que deve continuar atuando através das instâncias de participação da comunidade, no exercício do controle social, por intermédio dos Conselhos de Saúde.
A contratação da gestão e operacionalização dos serviços de saúde por entidade do terceiro setor incrementou a eficiência em internação hospitalar e produção cirúrgica, baseada na premissa de oferecer a população uma saúde de qualidade, com melhores serviços, racionalizar e potencializar o uso de novos recursos, compartilhar gestão e investimentos e estabelecer novos mecanismos formais de contratualização, com metas qualitativas e quantitativas.
Neste contexto, a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, desde 2009, reorientou o modelo de gestão e de atenção à saúde do HU, com objetivo de atingir novos patamares na prestação dos serviços para proporcionar elevada satisfação ao usuário, associada ao aperfeiçoamento do uso dos recursos públicos.
Pode ser destacado como benefício adicional pertinente a este modelo de serviço, a integralidade do funcionamento, sem interrupções motivadas por falta de manutenção de equipamentos, estrutura física e ausência de pessoal médico e técnico especializado, pois a FUNAM ficará integralmente responsável pelas manutenções preventivas e corretivas e pela contratação de pessoal titulado e especializado.
Constatou-se que a contratação dos serviços, atende aos preceitos constitucionais da prestação dos serviços de assistência à saúde, pela previsão do art. 197 da Constituição Federal, a permitir que a Administração Pública, dentro da sua obrigação de prestar esses serviços, valha-se de terceiros por ela contratados, neste caso, permitindo a contratação apenas de entidades privadas sem fins lucrativos, em atendimento ao disposto no art. 199, da CRFB/1988. Ademais, por prescindir da cobrança de tarifas, o modelo gerencial proposto respeita a obrigação de gratuidade da prestação dos serviços de assistência à saúde, desonerando os usuários de qualquer espécie de pagamento.
A unidade de saúde exercerá um papel de alta relevância no atendimento de sua população-alvo, por se tratar de unidade de elevada resolubilidade, bem como possuirá recursos técnicos atualizados, para complementação de diagnósticos e tratamentos. Atenderá as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde – MS, especialmente as referentes ao atendimento humanizado e integral à saúde, como também, manterá todas as HABILITAÇÕES de serviços, leitos e incentivos, servindo-se de unidade hospitalar de Alta Complexidade em Hospital Geral, estratégico à Rede de Atenção à Saúde gaúcha.
APRESENTAÇÃO DA FUNAM
A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ALTO MÉDIO SÃO FRANCISCO (“FUNAM”) é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de cunho filantrópico e de duração indeterminada, com autonomia administrativa e financeira, regendo-se pelo seu estatuto e pela legislação pátria. Os recursos da FUNAM são aplicados exclusivamente em suas finalidades institucionais.
A Fundação, instituída em 28 de maio de 1979, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela lei n° 767/79 de 07 de junho de 1979 e de Utilidade Pública Estadual pela Lei n° 14.760 de 29 de agosto de 2003, é uma entidade amplamente reconhecida pelo pioneirismo empreendedor e pela prestação de serviços de qualidade nas áreas de Educação e Saúde.
A FUNAM, com sede em Pirapora, Estado de Minas Gerais, mantém e dirige a Faculdade de Tecnologia do Alto Médio São Francisco – FAC FUNAM, a Escola Técnica do Alto Médio São Francisco. A Escola Técnica Alto Médio São Francisco, com mais de 35 anos de existência, vem suprindo o mercado de trabalho da região do Alto Médio São Francisco, que engloba municípios como Pirapora, Várzea da Palma, Buritizeiro, Lassance, Ibiaí, Jequitaí, dentre outros.
Em Montes Claros/MG, a FUNAM mantém e dirige o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (“HCMR”). O HCMR é uma unidade hospitalar com leitos ativos e em pleno funcionamento, tem como objetivo prestar assistência à saúde e a quantos buscarem seus serviços, sem distinção de nacionalidade, raça, credo, opinião política ou qualquer outra condição.
O HCMR tem como missão prestar atendimento humanizado e de excelência à comunidade, praticando uma Medicina Avançada para todos, com ações integradas de assistência social, saúde, ensino e pesquisa com o propósito de melhoria constante dos serviços prestados. A Visão do HCMR é ser referência no atendimento humanizado e na assistência à saúde para todo o norte de Minas, sendo retaguarda para o Sistema Único de Saúde nos serviços da média e alta complexidade. O HCMR atende prioritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (“SUS”), em média e alta complexidade, tendo chegado, em 2020 a mais de 90% de seus serviços ambulatoriais e hospitalares sendo prestados ao SUS.
Localizado no bairro Amazonas, o HCMR é o maior complexo de saúde do norte de Minas. Com dezenas de especialidades médicas de média e alta complexidade, o HCMR destaca-se pelas cirurgias oftalmológicas, cirurgias eletivas, cirurgias plásticas e partos humanizados, além do corpo clínico altamente qualificado e uma equipe interdisciplinar que completa a lista de profissionais voltados à valorização da vida. Durante a pandemia COVID-19, o HCMR tem-se destacado como um centro de referência no tratamento desta enfermidade.
O hospital se destaca pela promoção da saúde e pela constante busca do aprimoramento de seus procedimentos, focalizado no cuidado com as pessoas e no atendimento humanizado. Os investimentos em tecnologia, infraestrutura e crescimento profissional reafirmam o seu compromisso como instituição de saúde moderna e avançada, voltada para o diagnóstico, tratamento e prevenção.
O corpo clínico da Instituição é composto por mais de 200 médicos, das mais diversas especialidades, dentre elas:
● Análise de Patologia e Citologia;
● Anestesiologia;
● Bioquímica;
● Cardiologia;
● Cirurgia Geral;
● Cirurgia Pediátrica;
● Cirurgia Plástica;
● Cirurgia Torácica;
● Cirurgia Vascular (Angiologia);
● Clínica Médica;
● Dermatologia;
● Endocrinologia;
● Endoscopia e Gastroenterologia;
● Fisioterapia;
● Fonoaudiologia;
● Ginecologia;
● Hematologia;
● Neurologia;
● Nutrição;
● Obstetrícia;
● Odontologia;
● Oftalmologia;
● Ortopedia;
● Otorrinolaringologia;
● Pediatria;
● Pneumologia;
● Psiquiatria;
● Radiologia;
● Urologia.
Escritório da Qualidade
O HCMR preocupado com a qualidade, segurança e padronização dos seus serviços, implantou em 2017, o Escritório da Qualidade, setor responsável por promover, disseminar e incorporar a qualidade nos processos da instituição.
O Escritório da Qualidade articula todas as unidades do hospital, buscando a satisfação das necessidades presentes em cada processo. Além disso, promove treinamentos constantes da equipe, estabelecendo resultados a serem alcançados para aprimoramento do desempenho.
Além de desenvolver uma prestação de serviço com qualidade, eficiência efetividade, o setor está sempre em buscar de inovação e expansão dos serviços da instituição.
Núcleo de ensino e educação permanente no serviço (NEEPs)
O Núcleo de ensino e educação permanente do HMCR, estabelecer entre trabalho e educação, o processo de qualificação e desenvolvimento de habilidade para o desenvolvimento dos processos de serviços na instituição.
O NEEPs visa à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de profissionais das diversas áreas que compõe o serviço hospitalar, promovendo ações de ensino, aprendizado e pesquisa em serviço, priorizando as suas aplicações nas ações de gestão, regulação em saúde, legislações, prevenção acidentes em trabalho. O setor é composto por uma equipe multidisciplinar a fim de garantir que todas as áreas do serviço hospitalar recebam treinamentos adequados.
Núcleo de Inovação e Gestão de Recursos (NIGERE)
A atuação do NIGERE (Núcleo de Inovação e Gestão de Recursos) na logística de internações dos pacientes tem sido destaque e imprescindível na taxa de ocupação, estabelecendo o uso dinâmico dos leitos hospitalares, por meio do aumento da rotatividade e monitoramento das atividades de Gestão da Clínica desempenhadas pelas equipes assistenciais. São compromissos do NIGERE:
• Estabelecer/ estreitar a comunicação com municípios e instituições de saúde de Montes Claros e região ininterruptamente;
• Atuar conjuntamente com gestores e assistentes da UPA, Pronto Atendimento Municipal Doutor Alpheu de Quadros e Instituições que possuem atendimentos de Pronto Socorro, a fim de diminuir a superlotação e viabilizar o leito em menor espaço de tempo possível.
• Realização de análise crítica dos laudos postados na central SUS-Fácil, com feedback imediato;
• Esgotar todas as possibilidades que limitam o aceite do paciente no HCMR;
• Subsidiar discussões tanto internas, como externas, que permitam o planejamento da ampliação e/ou readequação do perfil de leitos hospitalares ofertados.
Estrutura de enfrentamento da COVID-19
O surgimento do Novo Coronavírus (Covid-19) como algo inédito para a sociedade impôs grandes dificuldades e colocou à prova os profissionais da área da saúde em todo o mundo.
Referência regional no atendimento aos casos da COVID-19, O HCMR adotou uma série de inovações para o enfrentamento permanente da pandemia, graças ao esforço e à dedicação de sua equipe de profissionais.
As equipes multidisciplinares de assistência aos pacientes do SUS, convênios e particulares, passaram por inúmeras capacitações, com a adoção de todos os cuidados para garantir a segurança dos trabalhadores e dos usuários, no cumprimento de protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, bem como as normas e procedimentos das Secretarias de Estado de Saúde e do Município de Montes Claros no âmbito do enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus.
Centro Cirúrgico
O Centro Cirúrgico do HCMR possui estrutura altamente moderna com 16 salas cirúrgicas capazes de produz mais de 1.000 (mil) cirurgias por mês.
O Centro Cirúrgico do Hospital HCMR conta com salas e equipamentos de última geração, garantindo cada vez mais segurança, eficiência no cuidado e conforto para pacientes e profissionais de saúde. Entre os procedimentos realizados, estão:
● Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos;
● Cirurgia Bariátrica;
● Cirurgia ginecológica;
● Cirurgia urológica;
● Procedimentos cirúrgicos laparoscópicos;
● Cirurgias vasculares;
● Cirurgias ortopédicas;
● Cirurgias plásticas.
O Hospital trabalha com o conceito Cirurgia Segura, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa à redução do risco de eventos adversos antes, durante e depois das cirurgias.
Outra tecnologia do Centro Cirúrgico que merece destaque são duas torres de vídeo, com filmagem 4k, com pouquíssimas unidades no Brasil.
Estágios
O estágio curricular tem como objetivo a sedimentação do conhecimento do indivíduo e adaptação comportamental à futura atividade profissional.
O HCMR se destaca como um excelente campo de estágios para acadêmicos de diversos cursos da área da saúde, dentre eles:
● Medicina
● Enfermagem
● Farmácia
● Nutrição
● Fisioterapia
● Psicologia
● Fonoaudiologia
● Técnico de Enfermagem
Os programas de estágio valorizam o corpo clínico do HCMR e suas experiências, além de promover o protagonismo dos estudantes e a formação técnica e comportamental. Todos os cursos utilizam metodologias participativas e recursos tecnológicos que facilitam o aprendizado.
Centro ambulatorial de especialidades Amazonas
O Amazonas presta atendimento em especialidades médicas, contando, entre outros, com profissionais das áreas de Enfermagem, Nutrição e Psicologia, Farmácia, Odontologia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Cosmetologia e Estética.
A unidade realiza exames de apoio diagnóstico tais como: eletrocardiograma, análises clínicas, procedimentos de pequena cirurgia, audiometria, imitanciometria, impedanciometria e exames de triagem auditiva neonatal.
Conta ainda com uma sala de vacinas credenciada pelo SUS.
Outras Unidades FUNAM :
Na saúde, além da gestão plena do Hospital das Clínicas Dr. Mario Ribeiro da Silveira, a FUNAM tem na sua rede de parceiros, o Hospital Santa Monica em Vila Velha/ES, Hospital de Olhos Hilton Rocha em Belo Horizonte/MG, Hospital Santa Catarina em Uberlândia/MG, CEMED (Centro de Especialidades Médicas) de Montes Claros/MG, Hospital Dr. Aloysio Campos da Paz em Brasília/DF – em construção e HEURO (Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia) em Vila Velha/RO – em projeto.
Na educação, além do Colégio FUNAM e da Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco em Pirapora/MG, a FUNAM tem convênios com diversas unidades de ensino superior como: FUNORTE, UNI-ICS e FASI de Montes Claros/MG, que desenvolvem seus estágios em vários municípios do Norte de Minas, como Montes Claros, Pirapora, Janaúba, Salinas e Taiobeiras; Faculdade Kennedy e Promove de Belo Horizonte e Sete Lagoas/MG; Centro Universitário FINOM de Paracatu/MG, TECSOMA de Patos de Minas/MG; ICESP de Brasília/DF; UNIDESC de Luziânia/GO, Faculdade Novo Millenium de Vila Velha/ES; UniSant’Anna de São Paulo/SP e Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro/RJ e com vários colégios de educação básica e formação técnica/profissionalizante como: Colégio Indyu e Impar de Montes Claros/MG, Colégio Promove de Belo Horizonte/MG e Brasília/DF, Colégio M2 com unidades na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, Colégio UNIDESC de Luziânia/GO, Colégio Betel de Januária/MG e Colégio Soma de Paracatu/MG.
Estrutura de Governança da FUNAM
A Fundação Educacional Alto Médio São Francisco, conforme seu estatuto aprovado no dia 13 de dezembro de 2007 e devidamente registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas da Comarca de Pirapora, Minas Gerais, é composta por três Conselhos:
(i) Conselho Curador – é o órgão superior de deliberação da entidade;
(ii) Conselho Diretor – é o órgão de administração e execução;
(iii) Conselho Fiscal – é o órgão de fiscalização e controle interno.
A composição atual dos três conselhos da FUNAM pode ser consultada no site da FUNAM.
O mandato atual iniciou-se no dia 30/06/2019 e se encerrará no dia 29/06/2023, sendo o Professor Ivonei Trezena da Silveira o seu Diretor Presidente.
Unidades de Serviços da FUNAM
A FUNAM presta duas linhas de serviços às comunidades onde atua – Serviços de Educação e Serviços de Saúde.
Na área de Educação, a FUNAM mantém o Colégio FUNAM e FAC FUNAM – Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco. Além de estágios e cursos de extensão e Pós-Graduação. Na área de Saúde, a FUNAM mantém o Hospital Dr. Mário Ribeiro da Silveira e a partir do dia 27/01/2022 o Hospital Universitário de Canoas RS.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ALTO MÉDIO SÃO FRANCISCO – FUNAM
CNPJ: 20.533.295/0001-79
Data da Fundação: 21/02/1978
Registro no CNPJ: 28/05/1979
Endereço Completo: Avenida Jefferson Gitirana, nº 1.422
Bairro: Cícero Passos
Município: Pirapora
CEP: 39.276-024
UF: MG
Número de Telefone e Fax com DDD: (38) 3743-9350
E-mail: diretoria@funam.com.br;
Página na Web (site):